10 CONSELHOS PARA PARTICIPAR DA SANTA MISSA TRANSMITIDA PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Devido a quarentena causada pela pandemia do coronavirus (COVD-19),muitos paroquianos estão impossibilitados de frequentarem suas igrejas.
Com isso, além das transmitidas pelas emissoras católicas de televisão, muitas paróquias estão transmitindo as Santas Missas por meio de lives em suas mídias digitais.
Pensando nisso, listamos 10 conselhos para melhorar a participação dos fiéis nas Missas on-line e televisionada.



1 - PREPARA A TUA MENTE
Não é uma transmissão qualquer. É a Missa. Toma consciência do que será transmitido.


2- PREPARA O TEU ESPÍRITO
Entra no clima como se estivesse entrando na Igreja. Convida o Senhor para visitar a tua casa.


3- PREPARA O TEU CORPO
Que o exterior corresponda ao interior. Tira o pijama! Levanta-te da cama. Arruma-te!


4 - PREPARA A TUA CASA
Cria um ambiente celebrativo: toalha na mesa, uma vela, o crucifixo, a Bíblia aberta. Tua casa é a Igreja doméstica. Faça silêncio e concentre-se.

5- EVANGELIZE
Reúna tua família para rezarem juntos: nada de barulho, distrações ou conversas paralelas.

6- PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA
Responda e cante junto a transmissão.
Liturgia da Palavra. Pede ao teu Anjo da Guarda pra levar as tuas intenções e colocá-las no Altar.

7 - LITURGIA DA PALAVRA
Escute a Palavra de Deus com o coração aberto: ouça ou acompanhe as leituras na Bíblia, nos subsídios ou mesmo nos aplicativos de celular.


8- LITURGIA EUCARÍSTICA
Cristo se faz presente com seu corpo, sangue, alma e divindade! Na consagração ajoelha-te neste momento. Você estará diante do Senhor, que transpassa as mídias de comunicação.


9 - COMUNHÃO ESPIRITUAL
Não se compara com a comunhão sacramental. Mas, faça suas orações.
coloque-se de joelhos, adorando piedosamente o Senhor.

*Reze a seguinte oração, enquanto o padre comunga por si e pela comunidade paroquial:

“Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por Vós, mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde ao menos espiritualmente em meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo; uno-me convosco inteiramente. Ah! Não permitais que eu algum dia me separe de Vós. Ó Jesus, sumo bem e doce amor meu, inflamai meu coração, a fim de que esteja para sempre abrasado em Vosso amor. Amém”.
(Oração atribuída a Santo Afonso Maria de Ligório)

“Eu quisera, Senhor, receber-Vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu a vossa Santíssima Mãe, com o espírito e o fervor dos santos ".
10 - BÊNÇÃO FINAL
Dê graças a Deus. Faz o sinal da Cruz.


Que com estas atitudes e nossas orações possamos intensificar nossa união com Nosso Senhor Jesus Cristo neste momento de recolhimento.

Comentários