OS SANTOS ANJOS




No "primeiro dia", Deus criou os anjos, "criou o céu e a terra", isto é o mundo espiritual e o corporal. Os anjos são espíritos, dotados de inteligência e vontade. Os anjos são, servidores de Deus, colocados entre Deus e os homens,      e estão divididos em nove coros, em uma hierarquia de três tríades de dignidade crescente, com diversidade de dons e encargos: 1º hierarquia - Serafins, Querubins e Tronos – os que contemplam a Deus;  2º Hierarquia - Dominações, Potências e Virtudes – ocupada do governo do mundo;  3º Hierarquia - Principados, Arcanjos e Anjos – encarregada de executar as ordens divinas.  Tal nomenclatura celeste aparece em alguns textos da Sagrada Escritura, a saber: Efésios 1, 21 e Colossenses 1, 16, e no Missal Romano no prefácio dos anjos: Pelo Cristo vosso Filho e Senhor nosso, louvam os Anjos a vossa glória, as Dominações vos adoram, e reverentes, vos servem Potestades e Virtudes. Concedei-nos também a nós associar-nos à multidão dos Querubins e Serafins, cantando a uma só voz”.

      A liturgia cristã honra os anjos como servos de Deus e amigos dos homens. Assim, no dia 29 de setembro celebra-se a festa dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, e no dia 02 de outubro a festa dos Santos Anjos da Guarda. 
     Na Igreja Católica, os anjos reconhecidos pelo nome são apenas três: Miguel, Rafael e Gabriel, tal como vemos nas Sagradas Escrituras. Os demais anjos citados nas páginas sagradas são anônimos. Então, de onde vem o nome de Haniel que é tido como chefe dos Principados (anjos que são representados carregando cetros de madeira ou cruzes nas mãos)? Certamente a denominação de Haniel vem da Cabala judaica, ramo místico do judaísmo e do atual mundo esotérico. 
     Dessa forma, o anjo Haniel não é contado entre os anjos que a Igreja Católica honra, assim como Uriel, Raguel, Sarakael, Remiel e muitos outros que são descritos no II Livro de Enoc, que faz parte da literatura apócrifa judaica e não é considerado livro canônico, ou seja, inspirado por Deus.
      
Sendo mais semelhantes a Deus, como puros espíritos, os anjos são superiores ao homem por sua força e poder. Um anjo, porém, não está em todo lugar, como Deus está. Mas, dentro da esfera de seu poder, assim como o homem pode tocar, ao mesmo tempo vários objetos ao seu alcance, ele pode agir, ao mesmo tempo em diversos lugares. Assim como o homem vê, ouve, percebe, toma conhecimento de várias coisas ao seu redor, um anjo vê, isto é, conhece intuitivamente ao mesmo tempo, muitas coisas – e muito melhor do que o homem. Toda esta superioridade angélica existe, também, nos demônios (anjos maus).

A Igreja sugere que Lúcifer, o anjo orgulhoso, sentiu-se ferido em seu amor-próprio ao pressentir que algum dia teria que se prostrar diante de um homem (Jesus – Deus, mas também homem). Anjos fiéis, chefiados por São Miguel, lutaram contra Lúcifer e seus companheiros, vencendo-os. Foram, então, os anjos maus (ou demônios) precipitados no inferno, para eles criado. O inferno foi criado após o pecado dos anjos – anjos que, embora decaídos, conservam a sua hierarquia (Ef 6, 12).
MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL  -   Esses três arcanjos representam a hierarquia dos"mensageiros dos decretos divinos". 

Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica, poderoso na luta contra o mal. Segundo a Bíblia, é um dos sete espíritos que assistem ao trono do Altíssimo.
 
Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus. 
Ele apareceu ao sacerdote Zacarias, anunciando o nascimento de João Batista, o precursor do Cristo. E como Zacarias duvidou, por ser velho e a mulher estéril, castigou-o com a perda da voz até que tudo se cumprisse.
 
A ele foi confiado o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Suas primeiras palavras tornaram-se uma oração, aquela que todos recorrem para pedir a proteção, a bênção ou a intervenção de Nossa Senhora: "Alegra-te, Maria, cheia de graça. O senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres".
Os teólogos e a Igreja entendem que foi também missão deste arcanjo avisar aos pastores de Belém sobre a chegada do Messias; alertar os reis magos para que não voltassem a Jerusalém; dar a José a ordem de fugir para o Egito e, depois, retornar a Nazaré; consolar Jesus no horto das oliveiras e anunciar às santas mulheres a Ressurreição do Cristo.

Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones. É aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias.

      Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "cura de Deus", teve a função de acompanhar o jovem Tobias em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes, viajantes, soldados e escoteiros. 
 Chefe dos anjos da guarda, considerado o anjo da Providência, que vela por toda a humanidade contra os males físicos e espirituais.

O culto aos Santos Anjos da Guarda começou no século XVI, iniciando-se na Península Ibérica e, rapidamente, espalhando-se pelo restante da Europa e nas Américas.  Em 1508, o Papa Leão X os incluiu oficialmente no calendário litúrgico.   

 Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, pois que a ti me confiou a Piedade divina, hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumina. Amem.