SANTA CRUZ


14 DE SETEMBRO


FESTA  DA  EXALTAÇÃO  DA  SANTA  CRUZ

A Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada no dia 14 de setembro, tem sua origem na descoberta do verdadeiro lenho da Santa Cruz por Santa Helena, mãe de S. Constantino, o Grande, em 14 de setembro de 327 (segundo algumas versões em 320). Santa Helena, em peregrinação à Terra Santa, mandou derrubar um templo dedicado à deusa romana Vênus que fora construído sobre o Calvário e construir em seu lugar uma grande basílica. Durante as escavações para as fundações da nova igreja, foram encontrados alguns instrumentos da Paixão e três cruzes. A verdadeira Cruz foi identificada quando uma destas foi capaz de curar uma enferma (em outras versões, de ressuscitar um morto).
 Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelo rei persa Cosroe Parviz, durante a conquista da cidade Santa e, a partir do século VII, comemora-se a recuperação da preciosa relíquia pelo imperador Heráclio em 628. Os historiadores contam que o imperador levou a Santa Cruz às costas desde Tiberíades até Jerusalém, onde a entregou ao patriarca Zacaria, no dia 3 de maio de 630.
Neste dia, somos convidados a penetrar as profundezas de um “amor que chegou aos extremos” (Jo 13,1), a louvar e a agradecer a essa bendita Cruz, da qual pendeu a salvação do mundo. Não se trata de uma divindade, um ídolo feito de madeira, barro ou bronze, mas o instrumento santo e sagrado no qual o Redentor deu sua vida para nos redimir.
Na cerimônia batismal, ao sermos apresentados à comunidade, fomos marcados com o sinal da cruz. Todas as celebrações se iniciam e terminam com esse sinal. E todos os dias, desde o momento em que levantamos até a hora do repouso, são várias as ocasiões em que nos persignamos, traçando em nós o sinal da cruz redentora de Jesus.
Olhando para a cruz, que é sinal do amor maior de Deus para conosco, podemos ver como o Pai amou tanto o mundo - a ponto de mandar Seu Filho não para condenar o mundo, mas para salvá-lo.
“Salve, ó cruz, nossa única esperança”.

Nós Te adoramos, ó Cristo, e Te bendizemos, porque pela Santa Cruz remistes o mundo.