MENSAGEM DE NATAL

FOTOS DA VIGÍLIA DE NATAL 

Clique na foto para visualizar todas!

Clique na foto para visualizar todas!

FIM   E   RECOMEÇO


Novamente é Natal! Acabou o Advento, tempo forte de oração, caridade e jejum, preparando os caminhos para a visita do Deus Salvador. A celebração do Advento é a da própria Liturgia, é viver o Mistério da presença que traz alegria, da ausência que traz expectativa. A expectativa terminou e estamos novamente muito alegres com a celebração da chegada do menino-Deus!
        A cada ano a Igreja nos recorda as realidades futuras, no início do ano litúrgico. Somos chamados a renovar nossa esperança, assim como no Ano Novo, renovamos nossos projetos e votos. É tempo de não cedermos ao pessimismo, ao marasmo que a rotina e o dia a dia nos impõem. É o Ano Novo que se aproxima.
        Deus vem ao nosso encontro! Por mais difíceis e desanimadoras que sejam as vicissitudes deste mundo, não estamos sós! Levantemos nossas cabeças, é a nossa liberdade que se aproxima!
        Tempo de Natal! Nossa esperança renasce e tem um nome:
“JESUS CRISTO”.
Também já está terminando o ano. Os meses se passaram, a vida aconteceu... Somos convidados a parar e a pensar sobre o que ficou do ano que vivemos. Fazer um balanço da vida, somar as vitórias, descontar as derrotas, multiplicar os sorrisos e dividir as tristezas.

        Qual a sensação que trazemos no coração ao vermos findar o ano de 2013? Valeu a pena a nossa vida? O que construímos para nós e para os outros?
Há pessoas que aproveitam o fim do ano para uma grande avaliação. Vasculham o guarda-roupa, eliminam o excesso, procuram os que foram ofendidos para pedir perdão, reencontram amigos, celebram a beleza da família e do trabalho, agradecem pela saúde e a paciência na doença. Outros, mais sábios, fazem isto durante todo o ano. Fazem valer a vida recebida cotidianamente e não apenas cumprindo rituais de fim de ano, que nem sempre modificam nosso interior.
        Nada mais triste do que promessas de mudanças que não são assumidas, palavras vazias que se vão. Conversão e transformação são processos que acontecem ao longo da vida e não do dia para a noite, ou, na passagem de ano. O clima de festa pode ajudar a levantar a alma para recomeçar, mas isto tudo se converte em fogo de palha no dia seguinte, se dentro de nós não brotarem a certeza e a convicção de que POSSO E QUERO  ser melhor.
        Decididos pela mudança, o que é preciso mudar? Uns precisam dedicar mais tempo à família, outros ao trabalho, outros nas atitudes pessoais. Nossas  prioridades de vida são o termômetro para medirmos o potencial de adesão ao Projeto do Reino de Deus, ou, ao contrário, minha preferência pelas coisas que passam e que não preenchem a vida interior.
        Que tal, em 2014, sermos mais desapegados das coisas materiais? Abraçarmos mais os filhos, o esposo(a), os amigos? Sermos mais fiéis nos nossos relacionamentos? Que tal respeitarmos mais o próximo? Que tal procurarmos ajudar mais a quem precisa de nós?  Perdoarmos mais?  Por fim, que tal rezarmos mais e nos aproximarmos mais de Deus?
        Bem, projetos podem aparecer aos montes. Porém, que tal, se ao invés de projetarmos demais e realizarmos de menos, optarmos por uma mudança, por menor que seja, e colocarmos todas as nossas forças em realizá-las? De pouco em pouco seremos transfigurados em Cristo e trilharemos caminhos de santidade.
        O tempo do Advento nos preparou para o NATAL, cujo verdadeiro sentido resume-se num versículo do Evangelho de S.João que diz: “Deus amou tanto o mundo que deu o Seu Filho Unigênito, o Senhor Jesus Cristo, para que todo aquele que n”Ele crê não se perca, mas tenha a vida eterna (Jo3,16).
        Mais do que as festas, os presentes ou o ambiente, é importante encontrar o Senhor Jesus Cristo, do Natal e da Cruz, em Pessoa. E isso se obtém, mediante também o arrependimento dos pecados e o viver junto a Deus, em oração.
Celebrar o Natal requer ainda mais. Requer abrir o coração ao irmão. Pela oração encontrar Jesus, pela solidariedade encontrar o perdão, por partilhar e ser fiel aos valores evangélicos. Natal cristão é o que nós celebramos no coração, toda vez que o abrimos para acolher e compartilhar bondade.
        Que o Natal seja para cada um de nós um encontro com JESUS, sempre trazendo a paz. E ao olharmos o Presépio, veremos os braços de uma criança alongarem-se em nossa direção, dizendo:
“Parabéns e obrigado, meu filho, minha filha! Meu nascimento não caiu no vazio. Nasço e renasço na gruta do seu coração amigo, luminoso e acolhedor. Parabéns pelo que você é, pelo amor que você partilha, pela esperança que você reparte, pelos mistérios do MEU  NATAL  que você vivencia e perpetua nas estradas do cotidiano. Parabéns e obrigado, eternamente!”
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de Boa Vontade!

Fica combinado entre nós: no próximo ano, pelo menos uma parte de nós vai ser melhor. Jesus acredita e está confiante nos nossos propósitos!
Amém!!


25/12/2013