Arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, é eleito presidente da CNBB

Ele recebeu 215 votos em eleição na 53ª Assembleia Geral da CNBB.
Dom Sérgio terá mandato de 4 anos; ele estava na capital desde 2011.

Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco (Foto: Núcleo de Fotografia - Anderson Mendanha)
Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília,
durante missa na Catedral Metropolitana
(Foto: Núcleo de Fotografia/Anderson Mendanha)
O arcebispo metropolitano de Brasília, dom Sérgio da Rocha, foi eleito nesta segunda-feira (20) o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele foi escolhido com 215 votos na 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, São Paulo, e será o 11º bispo a assumir a entidade.
Dom Sérgio vai substituir Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, que ocupou o cargo por quatro anos. A função do presidente da entidade é definir os rumos da Igreja Católica no país. Dom Damasceno poderia ser reeleito, mas já havia dito publicamente que não pretendia ser reconduzido ao cargo.
Dom Sérgio assume o posto nesta sexta-feira (24) em um período em que a igreja quer atrair novos fiéis no Brasil e conter a evasão – o número de católicos vem caindo nos últimos anos.
Ele se tornou arcebispo da capital federal em 6 de agosto de 2011 após ser nomeado pelo Papa emérito Bento XVI no dia 15 de junho. A missa de posse foi realizada na Catedral de Brasília e, na época, dom Sérgio ressaltou o aspecto missionário da Igreja.
Biografia
Dom Sérgio tem 54 anos e nasceu em Matão, São Paulo, em uma família católica. Segundo a arquidiocese de Brasília, descobriu a vocação sacerdotal aos 8 anos e entrou no seminário aos 18 anos.

Ele estudou Filosofia no Seminário de São Carlos e Teologia na Pontifícia Universidade de Campinas, sendo ordenado em dezembro de 1984 na diocese de São Carlos, em São Paulo. Dom Sérgio também é mestre e doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e pela Academia Alfonsiana, da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
O novo presidente da CNBB foi nomeado bispo em junho de 2001 e passou pelas arquidioceses de Fortaleza, no Ceará, e de Teresina, no Piauí, antes de chegar a Brasília.

Comentários