Campanha “Doe+Vida” é lançada no Cristo Redentor 


Campanha “Doe+Vida” é lançada no Cristo Redentor / Arqrio
A Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, realizou um alerta a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. No Alto do Corcovado, dia 25 de abril, aconteceu o lançamento da campanha “Doe+Vida”, promovida pelo Programa Estadual de Transplantes (PET).
 No final da tarde, em homenagem aos cinco anos do PET e em apoio à campanha “Doe+Vida”, o Cristo Redentor, também foi iluminado pela cor verde, que simboliza mundialmente a doação de órgãos. 
Criado em 2010, e graças ao trabalho do PET, o estado do Rio de Janeiro é o segundo no ranking de transplantes do país, com o registro de mais de 5,2 mil vidas salvas. No entanto, a dificuldade para conseguir doações ainda é muito grande, porque, embora a legislação brasileira determine que somente familiares diretos podem autorizar a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica, a negativa continua sendo o principal empecilho para a realização de transplantes: quase 50% das famílias não autorizam o procedimento. E como não há nenhum tipo de documento que possa ser deixado em vida com esse tipo de autorização, para que a vontade das pessoas possa ser expressada, foi criado o site www.doemaisvida.com.br, com a intenção de prestar informações sobre o assunto e criar um grande cadastro dos que desejam se declarar doadores.
 No domingo, dia 26 de abril, a Doe+Vida também ganhará o apoio do Estádio do Maracanã, que também ganhará iluminação verde. E os jogadores dos times que disputam a final do Campeonato Carioca também vão demonstrar apoio à campanha usando, em seus uniformes, fitas verdes.

Comentários