São Jorge: o Santo Guerreiro  
Todos os anos, no dia 23 de abril, as celebrações a São Jorge mobilizam um grande número de fiéis, que prestam homenagens, agradecem e fazem intercessões ao Santo Guerreiro. Na Arquidiocese do Rio, neste Ano da Esperança, a história de Jorge deve ser mais um exemplo a ser seguido na missão de testemunhar a fé e a confiança em Cristo.
O mártir 

A biografia de São Jorge é escassa em dados históricos, mas sabe-se que ele foi soldado do Exército Romano e mudou radicalmente sua vida quando este império iniciou a perseguição ao cristianismo. Sensibilizado com o martírio de tantos cristãos, Jorge decidiu aceitar a Jesus Cristo. A partir daí, foi perseguido, preso e ameaçado, mas em momento algum renunciou a sua fé. Jorge foi decapitado no ano 303. 


Para padre Wagner Toledo, vigário episcopal do Vicariato Urbano, a coragem de São Jorge de assumir a sua fé deve ser seguida por todos os cristãos. “Jorge nunca perdeu a esperança. Ao contrário, foi conduzido pela coragem. Ele não podia deixar que os outros tivessem sua fé desfalecida pela falta de testemunho dele, de forma que perseverou até o final da vida”. 

Padre Wagner acrescentou ainda que o povo carioca tem muito em comum com o santo mártir: “Assim como Jorge, nosso povo é perseverante, não desiste. Quer cada vez mais a transformação de nossa cidade, de suas vidas, de suas famílias, pra ser feliz de verdade”. 

A fim de preparar os fiéis para as festividades de São Jorge, a WebTV Redentor organizou um Tríduo em honra ao Santo Guerreiro, que vai ao ar a partir do dia 20 de abril. Os encontros serão conduzidos pelo padre Wagner Toledo, junto de devotos de São Jorge. O tema central é "São Jorge, Testemunha da Esperança". Para acessar o Tríduo, basta entrar no site www.redentor.tv.br.

>> Auto de São Jorge será encenado pela primeira vez no Rio
Programação

Centro
Neste ano a Igreja São Gonçalo Garcia e São Jorge, na Praça de República, celebrará seu padroeiro com o tema “São Jorge – testemunha da esperança”. O Tríduo será realizado nos dias 19, 20 e 21 de abril, às 12h. Na véspera da data dedicada ao Santo Guerreiro, serão celebradas missas às 9h, 12h, e 18h. No Dia de São Jorge, 23 de abril, a Alvorada será às 5h. Haverá missa campal de hora em hora, de 8h às 16h. Será celebrada, às 17h, a Missa dos Militares. Neste ano, em parceira com a Associação Cultural da Arquidiocese do Rio, atores da Companhia da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa apresentarão o “Auto de São Jorge”, às 18h, na Avenida Presidente Vargas, altura da Praça de República. A Missa de Ação de Graças, presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, será às 20h. No domingo, dia 26, após missa compromissal às 9h, será realizada procissão nas ruas no entorno da igreja. Informações: 2221-9661.
Quintino
Na Paróquia São Jorge, na Rua Clarimundo de Melo, 769, o Tríduo será nos dias 20, 21 e 22 de abril, às 19h. No dia do padroeiro, 23 de abril, ainda durante a madrugada, às 3h30, o grupo de teatro Filhos de Jorge apresentará a peça “São Jorge – o general mártir”. A Alvorada será às 5h. As celebrações eucarísticas em homenagem a São Jorge serão realizadas de hora em hora, de 7h às 15h, às 16h30 e 18h. A procissão pelas ruas do bairro será às 16h. Haverá o tradicional “Angu de São Jorge” preparado pelas senhoras da Associação dos Amigos de São Jorge do dia 22 de abril, às 20h, até o dia do padroeiro. A missa de encerramento dos festejos será às 18h, e durante todo o dia haverá quermesse. Informações: 3271-5616.
Campo Grande 
Na Capela Nossa Senhora das Dores e São Jorge, na Rua Volta Redonda, 10, em Santa Margarida, serão realizadas missas nos dias 20, 21 e 22, às 19h. No dia do santo, 23 de abril, haverá procissão saindo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na Avenida Bacaxá, Qd. 64, lote 3, às 8h30, seguida de missa. A carreata pelas ruas do bairro acontecerá às 12h. A missa de encerramento dos festejos será às 19h. Informações: 3404-5423.
Bento Ribeiro
A Paróquia São Sebastião festejará São Jorge no local onde será erguida a capela em devoção ao santo, na Rua Camoropim, em frente ao número 143. No Dia de São Jorge, 23 de abril, haverá Alvorada, às 6h, e missa, às 10h. A carreata pelas ruas do bairro acontecerá às 14h. Na Paróquia são Sebastião, na Praça Manágua, 1, terá adoração, às 18h, e missa em louvor ao santo, às 19h. Informações: 2450-1366.

Comentários