18º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

  
            “Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais” (Sl 69,2.6)

            Estas palavras da Antífona da Entrada são repetidas todos os dias no Ofício Divino da Liturgia das Horas (Vinde, ó Deus, em meu auxílio; socorrei-me sem demora), invocando a assistência da graça do Senhor e confiando em sua presença bondosa ao nosso lado em todo momento.
            Na primeira leitura (Ex 16,2-15), Deus escuta o clamor dos filhos de Israel, providenciando o pão no deserto, mesmo que o povo não se mostre merecedor do favor divino: “Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei”.
            “O Senhor deu a comer o pão do céu” é o refrão do Salmo Responsorial (Sl 77), que ressalta ainda a importância da tradição, ou seja, de receber e transmitir, com fidelidade, os valores da fé: “Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, e transmitiram para nós os nossos pais, não haveremos de ocultar a nossos filhos, mas à nova geração nós contaremos: as grandezas do Senhor e seu poder”.
            Diante da multiplicidade de opções e caminhos existentes, São Paulo, na segunda leitura (Ef 4,17-24), convida a abraçar com generosidade a vocação cristã: “Renunciando à vossa existência passada, despojai-vos do homem velho, que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras, e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade”.
            No Evangelho (Jo 6,24-35), temos o diálogo de Jesus com a multidão na sinagoga de Cafarnaum. Saciados corporalmente após a multiplicação dos pães, são instruídos por Cristo a buscar o alimento da fé, que jamais perecerá: “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.
            Renovados pelo pão do céu, possamos ser também, cada um de nós, pão partido para a vida do mundo, participando da obra da redenção.


            Uma semana abençoada para todos!
Padre Célio Calixto

Comentários