19º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B


            “Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes”.
           
Com esta sugestiva oração, iniciamos a XIX Semana do Tempo Comum, acompanhando, na primeira leitura (1Rs 19,4-8),  o ciclo de Elias. Ele encontra-se bastante deprimido após defender a verdadeira fé, superando os profetas de Baal, e chega a pedir para si a morte. O anjo do Senhor, porém, oferece-lhe um pão misterioso e diz: “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer”. O profeta sente-se revigorado para retomar seu caminho, indo ao encontro de uma nova missão da parte do Senhor. Esse texto é uma clara alusão à Eucaristia, que nos põe de pé quando abatidos, fortalecendo nossa esperança!
O salmo 33 canta com o justo a ação de graças pela libertação recebida: “Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!”.
São Paulo, na segunda leitura (Ef 4,30-5,2), continua com suas palavras fortemente inspiradoras: “Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo para o dia da libertação. Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor”.
O Evangelho (Jo 6,41-51), continua o diálogo do Cristo com a multidão na sinagoga de Cafarnaum: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente”. Jesus nos convida a uma adesão cada vez mais radical ao seu plano de amor a todos os homens e mulheres.
É chegado o momento da decisão: Ou descemos ao encontro dos outros, a quem somos chamados a servir, ou estaremos cada vez mais sozinhos com nossos problemas de sempre, sem perspectiva alguma de vitória.
            Que nossos pais, que têm a alegria de colaborar com o plano de Deus, sejam fortalecidos por ele, para nunca esmorecerem na fé.


Uma semana abençoada para todos!
Padre Célio Calixto

Comentários