22O DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B



            “Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam” (Sl 85,5)

            A palavra de Deus nos ilumina e fortalece em nossa caminhada, às vezes tão árdua e tortuosa! O Senhor está sempre conosco, apesar de nossas infidelidades, levando-nos a testemunhar seu amor infinito, capaz de tocar tantos corações. Que possamos acolher generosamente o que Ele nos diz neste domingo...
            O convite de Moisés na primeira leitura (Dt 4,1-8) é para que o povo cumpra com fidelidade os preceitos da lei, que são a orientação certa para a verdadeira vida: “Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’”.
            Respondemos com o Salmo 14, que mostra a característica da pessoa que quer habitar para sempre no santuário do Senhor: “É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua”.
            Iniciamos a leitura sequencial da Carta de Tiago (Tg 1,17-27), que insiste para que pratiquemos a Palavra da verdade, através da qual o Pai das luzes, fonte de todo bem, nos gerou: “Recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar as vossas almas”.
            Retomando o Evangelho segundo São Marcos (Mc 7,1-23), acompanhamos o encontro de Jesus com alguns fariseus e mestres da Lei, que questionam algumas atitudes exteriores dos discípulos, ao que Cristo responde convidando a dar mais atenção ao interior: “é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo”.
            Que Deus nos dê a graça da perseverança e da fidelidade, como pedimos na oração desta semana: “estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes”.

            Uma boa semana para todos!
            Padre Célio Calixto

Comentários