24º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B


            “Dai a paz, Senhor, àqueles que esperam em vós” (Eclo 36,18)

            Suplicando a benevolência de Deus, mais uma vez celebramos sua palavra, desejando cumprir sua vontade, para sua maior glória e nossa eterna salvação.
            O Terceiro Cântico do Servo do Senhor, um dos pontos altos do livro do profeta Isaías (Is 50,5-9), é proclamado na primeira leitura, descrevendo a missão deste importante e enigmático personagem. Ele é apresentado como aquele que ouve e obedece, pois sabe em quem depositou sua esperança. O contexto é o de um tribunal em que as partes se apresentam, acusando e defendendo o réu: “A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. Sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?”.
            A confiança do fiel é expressa belamente no Salmo 114. Como o autor sagrado não explicita o que o oprimia, cada um de nós pode se colocar no lugar dele, identificando-se com sua situação e tendo a certeza do socorro divino: “Eu amo o Senhor, porque ouve o grito da minha oração. Inclinou para mim seu ouvido, no dia em que eu o invoquei. Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos”.
            A Carta de São Tiago, que continua nos acompanhando na segunda leitura (Tg 2,14-18), ressalta a importância de, a cada dia, traduzir em obras a fé que se professa: “Que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé, se não se traduz em obras, por si só está morte. Mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!”.
            Na cena evangélica (Mc 8,27-35), Jesus está ensinando os discípulos, após a confissão de fé de Pedro, qual o significado de sua missão como Messias: ele não veio para ser apenas mais um profeta como tantos, mas O PROFETA, que não apenas comunica a mensagem de salvação, mas a realiza pela doação da própria vida. Assustado com a possibilidade de enfrentar o sofrimento, Pedro tenta convencer Jesus a mudar de ideia, ao que ele responde: “Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho, vai salvá-la”.


Uma semana abençoada para todos!
Padre Célio Calixto

Comentários