28º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

     

            “Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e diante dela, a prata será como a lama. Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos” (Sb 7,8-11).

            A liturgia da palavra deste XXVIII Domingo Comum começa com esta passagem do livro da Sabedoria, em que o autor sagrado a coloca como superior aos bens materiais, ao poder e até mesmo à saúde.
            Podemos começar o trabalho de cada dia com o Salmo 89, que observa que o coração humano exulta com a alegria que vem do Senhor, e ao mesmo tempo pede a Deus, com insistência, a sabedoria: “Repouse sobre nós a bondade do Senhor, nosso Deus; tornai fecundo o labor das nossas mãos”.
            Na Carta aos Hebreus é apresentada a palavra de Deus como fonte onde se pode adquirir a sabedoria: “A Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até à divisão da alma e do espírito, e das articulações e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e intenções do coração”.
            O Evangelho (Mc 10,17-30) narra o encontro de Jesus com um homem que, correndo, ajoelha-se à sua frente e pergunta o que deve fazer para ganhar a vida eterna. Diante da resposta do Cristo, que o remete à Palavra, ele afirma já ser um observante desta e garante querer fazer mais. “E Jesus, olhando para ele com amor, disse: ‘Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me’. Mas ele, quando ouviu isto, ficou abatido e retirou-se triste; porque possuía muitos bens”.
            Diante da admiração dos discípulos, Jesus convida-os (e também a nós) ao desprendimento de pessoas e coisas, por causa dele e do Evangelho, prometendo em retorno o cêntuplo neste mundo – com perseguições – e no futuro a vida eterna.
            Revendo nossa vida, possamos identificar quais são os apegos de nosso coração, e peçamos ao Senhor a coragem de nos unirmos cada vez mais a ele, cumprindo em nossa vida sua vontade.


Uma semana abençoada para todos!
Padre Célio Calixto

Comentários