30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B



            “Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face” (Sl 104,3-4).
           
            Queremos, nesta semana, viver esta Antífona da Entrada, desejando ver a face de Deus, mesmo que às apalpadelas, e seguir seus preceitos, nossa grande alegria!
Ouvindo a primeira leitura, do Livro do Profeta Jeremias (Jr 31,7-9), temos o estímulo do próprio Senhor, que nos conduz, pois enxerga melhor do que nós e conhece o caminho: “Exultai de alegria! Eu os conduzirei por um caminho reto onde não tropeçarão”.
            Um dos salmos usados nas peregrinações dos judeus ao Templo de Jerusalém, o Salmo 125, responde à leitura, afirmando que Deus muda as pessoas e transforma o choro e o luto em risos e cânticos: “Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria”.
            Prosseguindo em sua comparação entre o sacerdócio levítico e o de Cristo, o autor da Carta aos Hebreus (Hb 5,1-6) observa que o chamado feito por Deus e a função de mediador são idênticas; o que muda é o fato de que Jesus não tem pecados próprios para pagar: “Todo sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído em favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados”.
            O coração da liturgia da palavra, o Evangelho (Mc 10,46-52), narra a cura de Bartimeu: Jesus e os discípulos estão passando por Jericó, quando o mendigo cego, que jaz à beira da estrada, clama por ajuda. Repreendido pela multidão, grita ainda mais alto até ser atendido: “Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te curou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus pelo caminho”.
            Também em nossa busca pelo Senhor, podem aparecer obstáculos aparentemente intransponíveis, mas que existem para os podermos superar, com o auxílio da divina graça. Somos chamados, como o filho de Timeu (Bartimeu), a jogar fora toda segurança humana (o manto) para nos lançar nos braços de Deus, e ainda que nossa necessidade seja evidente, Ele quer ouvir nosso clamor e nos atender.


            Uma semana abençoada para todos!
             PADRE CÉLIO CALIXTO

Comentários

Postar um comentário