32º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B



“Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece” (Sl 87,3).

Este salmo, que é a oração da noite de todas as sextas-feiras, como que eleva nossos corações ao alto, fazendo um apelo à infinita misericórdia de Deus. O salmista conhece bem a fidelidade do Senhor às suas promessas, por isso sabe que será atendido, mesmo que não seja imediatamente!
De modo semelhante, a viúva de Sarepta, na primeira leitura (1Rs 17,10-16). Na sua indigência, socorreu Elias, que dissera, em nome do Senhor, Deus de Israel: “A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até ao dia em que o Senhor enviar a chuva sobre a face da terra”.
No Salmo 145, respondendo ao relato do Primeiro Livro dos Reis, bendiremos o Senhor que, na sua admirável providência, socorre os necessitados: “O Senhor é fiel para sempre, ele dá alimento aos famintos, ele ampara a viúva e o órfão”.
A Carta aos Hebreus (Hb 9,24-28) põe em evidência, como no 30º Domingo, a mediação do Senhor Jesus, que se oferece em nosso favor, de forma definitiva, ao Pai: “Cristo entrou no próprio céu, a fim de comparecer na presença de Deus, em nosso favor. Uma vez por todas ele se manifestou para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo”.
Outra viúva aparece no Evangelho (Mc 12,38-44), em contraponto aos escribas, criticados por Jesus. O comportamento dos doutores da Lei é censurado pelo Senhor, porque se colocam no centro, cultuando a própria personalidade, explorando e oprimindo os humildes. Já a mulher recebe um dos maiores elogios que saíram da boca de Cristo, por seu sacrifício: “Esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.
Que essa generosidade inspire a nossa vida, como pedimos na Oração Sobre as Oferendas: “Lançai, ó Deus, sobre o nosso sacrifício um olhar de perdão e de paz, para que, celebrando a paixão do vosso Filho, possamos viver o seu mistério”.

Uma semana abençoada para todos!
Padre Célio Calixto 

Comentários