33º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

         

            “Vós me invocareis e hei de escutar-vos” (Jr 29,12).

            Crendo nesta promessa de Deus, anunciada por seu profeta, mais uma vez nos reunimos em assembleia para nosso culto de louvor, nosso encontro com o Ressuscitado, pedindo a graça de começar bem mais uma semana.
            A Profecia de Daniel (Dn 12,1-3) prevê um tempo de grande angústia, que será também a época propícia para a manifestação de Deus e daqueles que anunciam sua palavra: “Nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acham inscritos no Livro. Os que tiverem ensinado a muitos homens o caminho da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade”.
            O Salmo 15 convida a crescer cada vez mais na confiança, pois o Senhor é nosso refúgio seguro, e nos guarda de todos os males: “Meu destino está seguro em vossas mãos! Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo. Junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!”.
            O sacerdócio de Jesus é mais uma vez exaltado na Carta aos Hebreus (Hb 10,11-14), motivando nossa celebração eucarística, que renova a entrega sacrifical do Senhor, colocando-nos em comunhão com este mistério: “Cristo, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. Com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica”.
            A confiança em Deus é, também, o tema central dos discursos finais do Evangelho segundo Marcos (Mc 13,24-32). Ao falar do fim dos tempos, o Senhor dá uma chave de leitura para as tribulações do tempo presente, em que por vezes pensamos que ele se ausentou de nós: “Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”.
            Que nosso serviço de louvor contribua para nossa união com Deus, fazendo crescer ao mesmo tempo a união com os irmãos e o serviço aos mais necessitados. Supliquemos com fervor durante estes dias: “Senhor nosso Deus, fazei que nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas”.

            Uma semana abençoada para todos!

Comentários