2º DOMINGO DO ADVENTO – ANO C

     

            “O Senhor vem para salvar as nações! E, na alegria do vosso coração, soará majestosa a sua voz” (Is 30,19.30)

            O livro do profeta Isaías, o mais proclamado durante o Advento, abre a semana com esta antífona, lembrando que a alegria do Senhor vem para todos!
            O profeta Baruc, cujo nome já é uma bênção, anuncia, na primeira leitura (Br 5,1-9), que nosso Deus vem revestir nosso opróbrio com a sua glória, derramando do céu misericórdia, paz e justiça: “Deus ordenou que se abaixassem todos os altos montes e as colinas eternas, e se enchessem os vales, para aplainar a terra, a fim de que Israel caminhe com segurança, sob a glória de Deus”.
            O salmo 125 proclama com alegria as maravilhas que o Senhor fez conosco, quando nos reconduziu aos seus caminhos, e pede: “Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria. Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!”.
            A Carta aos Filipenses, redigida durante o período em que o Apóstolo esteve preso, é talvez o mais terno e afetuoso de seus textos. Para incentivar o crescimento do amor entre os irmãos, Paulo escreve: “Tenho a certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até ao dia de Cristo Jesus”.
            No Evangelho (Lc 3,1-6), são Lucas contextualiza o ambiente espaço-temporal do Precursor, João Batista, antes de apresentar o conteúdo de seu anúncio: “a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados”.
            Deixemos que Deus nos conduza em seus caminhos neste Advento. Que ele realize em nós o que pedimos na bênção final, tornando-nos “firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade”.


Uma semana abençoada para todos!
Padre Célio Calixto

Comentários