3º DOMINGO DO ADVENTO – ANO C

          
            “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto”(Fl 4,4.5).

            Esta antífona da entrada (em latim: “Gaudete”) do terceiro domingo do Advento dá a essa celebração um tom próprio de júbilo, que pode ser expresso também pelo uso facultativo da cor rósea nos paramentos. O tempo da espera pelo Senhor já está chegando ao fim! Estejamos atentos e preparemo-nos com ainda mais empenho para o encontro com o desejado das nações!
            A profecia de Sofonias (Sf 3,14-18) renova o convite à alegria e ao júbilo, motivados pela presença do Senhor: “Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, como nos dias de festa”.
            O Salmo responsorial é tirado do livro do profeta Isaías (Is 12,2-6), que canta a presença de Deus, fortaleza de seu povo: “Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis no manancial da salvação, e direis naquele dia: ‘Dai louvores ao Senhor’”.
            A Carta aos Filipenses, a mais terna e afetuosa das epístolas paulinas, redigida no cativeiro, já foi utilizada na antífona de entrada deste domingo e aparece novamente como segunda leitura (Fl 4,4-7): “a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus”.
            O Evangelho, que no domingo passado apresentava João Batista, hoje mostra o conteúdo de sua pregação. O povo se aproximava para receber o batismo; entre eles havia cobradores de impostos e soldados, aos quais o Batista orientava. Alguns se perguntavam se João não seria o Cristo (Messias, Ungido), ao que ele respondia: Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”.


Uma semana abençoada para todos!
Padre Célio Calixto

Comentários