4º DOMINGO DO ADVENTO – ANO C

            

            Do antigo adversário nos veio a desgraça, mas do seio virginal da Filha de Sião germinou aquele que nos alimenta com o pão do céu e garante para todo o gênero humano a salvação e a paz. Em Maria, é-nos dada de novo a graça que por Eva tínhamos perdido. Em Maria, mãe de todos os seres humanos, a maternidade, livre do pecado e da morte, se abre para uma nova vida. Se grande era a nossa culpa, bem maior se apresenta a divina misericórdia em Jesus Cristo, nosso salvador” (Prefácio do Advento IIA).

            Este Prefácio, intitulado “Maria, a nova Eva”, resume de forma magistral o mistério da salvação do qual Jesus nos permite participar. Por isso, louvamos o Senhor com maior exultação nestes dias que antecedem a Solenidade do Natal.
            A Profecia de Miquéias (Mq 5,1-4) antecipa a importância da cidade de Belém, de onde sairá o dominador de Israel: “Ele apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até os confins da terra, e ele mesmo será a Paz”.
            O Salmo 79 invoca a proteção de Deus para a sua vinha. Que ele venha protegê-la e ela promete que se manterá fiel: “Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos para que sejamos salvos!”.
            A Carta aos Hebreus (Hb 10,5-10) mostra a obediência de Jesus, que veio ao mundo para realizar em tudo a vontade do Pai: “É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas”.
            A Visitação de Nossa Senhora a Isabel (Lc 1,39-45) é proclamada no Evangelho. São Lucas salienta a pressa de Maria ao subir a montanha para encontrar-se com sua parenta, e a alegria daquele encontro. As palavras de Isabel são rezadas todos os dias ao redor do mundo: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”. Importante perceber que esta alegria é a alegria da fé, causada pelo Espírito Santo, que inunda os corações das duas mães, que profetizam inspiradas por seus filhos.
            Que esta alegria tambem invada vosso ser nestes dias, quando nos preparamos para celebrar solenemente o mistério do Filho de Deus.

Uma semana abençoada para todos!

PADRE CÉLIO CALIXTO


Comentários