4º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

         

            “Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor” (Sl 105,47)

            A vocação profética está no foco da liturgia da palavra deste domingo, que abre com o livro de Jeremias (Jr 1,4-19), chamado desde muito cedo para anunciar a vontade de Deus aos reis de Judá e ao povo da terra: “Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”.
            No Salmo 70 podemos perceber a alegria de anunciar a palavra do Senhor, mesmo em meio a grandes tribulações: “Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo”.
            O conhecido hino paulino à caridade (1Cor 12,31-13,13) é proclamado como segunda leitura, mostrando que qualquer vocação só pode ser compreendida como um chamado que provém do amor de Deus, para anunciar esse mesmo amor à humanidade. O Apóstolo enumera algumas características dessa virtude, que é um dom a ser pedido e também, no dizer de Santa Teresinha, “não um sentimento, mas uma decisão”: “A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; não se alegra com a iniquidade, mas se regozija com a verdade. Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. A caridade não acabará nunca”.
            Continuando a cena do último domingo, Jesus proclama a palavra na sinagoga de Nazaré (Lc 4,21-30). Acolhido inicialmente com entusiasmo, enfrenta em seguida uma onda de rejeição, a ponto de o quererem lançar no precipício: “Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho”.
            Também nós enfrentaremos muitas vezes a oposição, mesmo dentro de nossa própria casa. Confiando no chamado amoroso de Deus, possamos continuar anunciando sua misericórdia, apesar das dificuldades.


Uma semana abençoada para todos!
Padre Célio

Comentários