5º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C




            “Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus”   (Sl 94,6s)

            Ao raiar do dia, ressoa em toda a Igreja este convite do Salmo chamado Invitatório, de modo que os fiéis, abrindo os ouvidos e os corações à palavra de Deus, possam experimentar cotidianamente a alegria do louvor. Na assembleia eucarística, de modo privilegiado, o povo do Senhor dialoga com Ele, entrando na mais profunda comunhão com o divino, através de seus sagrados mistérios.
            No relato da vocação do profeta Isaías (Is 6,1-8), os serafins exclamam uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”. O vocacionado se assusta com a grandeza de Deus, contrastando com sua indignidade, mas logo depois, perdoado pelo todo-poderoso, responde corajosamente: “Aqui estou, envia-me”.
            O Salmo 137 agradece a Deus, que escutou o clamor do orante no meio da tribulação, livrando-o de perigos. Convidando os povos a se unirem no mesmo louvor, o salmista suplica por uma assistência contínua do Senhor, levando à perfeição o que começou: Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!”.
            São Paulo, na segunda leitura (1Cor 15,1-11), recorda aos fiéis de Corinto o primeiro kerygma: “Cristo morreu, foi sepultado, ressuscitou e apareceu a Cefas e aos Doze”. Guardando fielmente esta mensagem, os irmãos e as irmãs experimentam em seus corações a graça da salvação.
            Um sagrado temor invade o coração do pescador Simão (Pedro), no evangelho (Lc 5,1-11). Ele havia emprestado sua barca para a pregação de Jesus, e eis que a pesca, outrora infrutífera, agora é abundante! O Senhor o convida, bem como a seus sócios: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. A assembleia cristã toma consciência, então, da importância do seguimento de Cristo, como continuação e desdobramento da vocação profética e missionária.
            Possamos nós também, com coragem, responder o convite do Senhor.


Uma semana abençoada para todos!
Padre Célio

Comentários