DOMINGO DE PÁSCOA – ANO C



“Ó Deus, por vosso Filho, vencedor da morte, abristes para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, ressuscitemos na luz da vida nova”.

Com esta oração, iniciamos os cinquenta dias de festa do Tempo Pascal, em que pedimos ao Senhor a graça de experimentar a vida nova de ressuscitados, que recebemos pelo sacramento do batismo.
A pregação pascal do apóstolo Pedro ressoa na primeira leitura (At 10, 34-43), resumindo o ministério de Jesus e convidando-nos a testemunhar a salvação que ele nos trouxe: “Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele. E nós somos testemunhas”.
Um dos salmos mais jubilosos de todo o saltério é usado muitas vezes neste tempo, especialmente nesta semana de oitava pascal (Sl 117): “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!”. Merece destaque o refrão, que nos insere no clima deste grande domingo que é a Páscoa: “Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!”.
Na segunda leitura ouvimos o convite do apóstolo Paulo aos cristãos de Colossas e a todos nós (Cl 3,1-4): “aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus”.
Na Páscoa, somos brindados, antes do Evangelho, com uma belíssima Sequência que convida ao louvor do cordeiro vitorioso, depois de descrever o drama do combate contra o mal e o encontro de Madalena com o ressuscitado: “Cantai, cristãos, afinal: “Salve, ó vítima pascal!” Duelam forte e mais forte: é a vida que enfrenta a morte. Responde pois, ó Maria: no teu caminho o que havia? “Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado”.
O anúncio de Madalena a Pedro e ao outro discípulo está no Evangelho (Jo 20,1-9): “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. Os dois vão correndo e veem o túmulo vazio, compreendendo, enfim, o que Jesus havia predito sobre sua ressurreição.
Com o Prefácio I da Páscoa, desejamos uma feliz Páscoa, e que o Cordeiro nos conduza todos ao seu reino glorioso!

“Cristo é o verdadeiro Cordeiro, que tira o pecado do mundo. Morrendo, destruiu a morte, e, ressurgindo, deu-nos a vida”.


          Uma semana abençoada para todos!
          Padre Célio

Comentários