10º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C




            “O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem” (Sl 26,1-2)

            A primeira leitura (1Rs 17,17-24), do ciclo taumatúrgico de Elias, apresenta o filho da viúva, que volta à vida pela oração do profeta. A mãe recorre ao homem de Deus, no auge de seu desespero, ao que ele diz: “Dá-me o teu filho!”, quase como uma condição para o milagre. Quantas vezes também nós estamos apegados demais a coisas e pessoas! Somente quando reconhecemos que são dons de Deus, e os depositamos em suas mãos, é que podemos verdadeiramente gozar de sua presença para sempre.
            O Salmo 29 convida à confiança e ao louvor, por tudo o que o Senhor realiza em nossa vida a cada dia: “Se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria. Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!”.
            Dando continuidade à leitura sequencial da Carta aos Gálatas (Gl 1,11-19), São Paulo apresenta as credenciais de seu ministério: “Aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça se dignou revelar-me o seu filho, para que eu o pregasse entre os pagãos”.
            O Evangelho (Lc 7,11-17), quase que repetindo a primeira leitura, mostra o Cristo em contato com uma viúva, que acaba de perder seu único filho. Jesus está entrando numa cidade chamada Naim, seguido por grande multidão, quando encontra uma enorme quantidade de pessoas, acompanhando uma viúva indo sepultar o filho: “Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão e disse: ‘Não chore!’ Aproximou-se, tocou o caixão e disse: ‘Jovem, eu te ordeno, levanta-te!’ Todos glorificavam a Deus, dizendo: ‘Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo’”.
            Concluamos com a oração desta 10ª semana: “Ó Deus, fonte de todo o bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.


            Uma semana abençoada para todos!

            Padre Célio

Comentários