18º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

         

            “Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade” (Ecle 1,2).

            Com estas palavras inspiradas de Qohelet iniciamos a Liturgia da Palavra deste 18º Domingo do Tempo Comum. Este autor, geralmente considerado um tanto pessimista, vê a vida com grande lucidez. É provável que tenha adquirido muita sabedoria e muitos bens em sua juventude e, no final da vida, põe-se a refletir sobre o significado de tudo isso, perguntando-nos: “Que resta ao homem de todos os trabalhos e preocupações que o desgastam debaixo do sol?”.
            O Salmo 89, o único atribuído a “Moisés, homem de Deus”, continua esta reflexão sobre a sabedoria e o sentido da vida, encontrando no Senhor e na busca pela construção de uma convivência humana saudável e harmoniosa, a resposta para seus anseios. Também nós podemos iniciar o trabalho cotidiano com estas palavras: “Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho”.
            São Paulo, na Carta aos Colossenses (Cl 3,1-11), incentiva essa busca da santidade, que está fundamentada na vitória de Cristo: “Buscai as coisas do alto, onde está Cristo, à direita de Deus. Quando Cristo aparecer em seu triunfo, vós aparecereis com ele, revestidos de glória. Fazei morrer o que em vós pertence à terra: imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e a cobiça, que é idolatria. Não mintais uns aos outros”.
            No Evangelho (Lc 12,13-21), Jesus adverte: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundancia de bens”.
            Em seguida, ele conta a parábola do homem que só pensava em suas terras, sua colheita, seus celeiros, seu trigo e seus bens. No final, ele perde tudo, e Jesus conclui: “Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

            Uma semana abençoada para todos!
            Padre Célio



Comentários