20º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

  
           
            “Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar, e contemplai a face do vosso Ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil fora dele”              (Sl 83,10-11).

            O salmista nos introduz na celebração lembrando que não temos aqui morada permanente, mas somos peregrinos, caminhando para o Senhor. Essa nossa peregrinação é, por vezes, bastante difícil, mas não desanimamos, porque temos a graça de Deus, sempre a nos acompanhar.
            Jeremias, em seu livro (Jr 38,4-10), narra como experimentou muitas vezes a incompreensão e a perseguição, às vezes, por parte de pessoas até bem próximas, e que deveriam defender a vida acima de tudo. Mas o profeta provou, também, a infinita misericórdia divina, reservada para aqueles que o temem.
            O Salmo 39 bem poderia estar nos lábios do profeta e de todos os que perseveram no bem, apesar de tudo. A paciência e a confiança levam à ação de graças: “Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor. Retirou-me da cova da morte e de um charco de lodo e de lama. Colocou os meus pés sobre a rocha, devolveu a firmeza a meus passos. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor”.
            Continuando a leitura cursiva da Carta aos Hebreus (Hb 12,1-4), temos o convite do autor para nos unirmos cada vez mais ao Cristo, que suportou o peso da cruz por cada um de nós. Também devemos resistir na luta diária contra o pecado e não desanimarmos, pois temos o exemplo e o apoio de todos os santos: “Rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé”.
            No Evangelho (Lc 12,49-53), Jesus demonstra ansiedade pela consumação de sua obra salvadora em nosso favor, que pede de nós uma resposta radical: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário,eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três”.


Uma semana abençoada para todos!
            Padre Célio 

Comentários