23º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C


– 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

            “Ó Deus, que nutris e fortificais vossos fiéis com o alimento da vossa palavra e do vosso pão, concedei-nos, por estes dons do vosso Filho, viver com ele para sempre”.

            Iniciamos o mês da Bíblia com esta oração muito oportuna. Que possamos nos abrir cada vez mais à palavra do Senhor, que nos revela seu próprio coração!
            A primeira leitura, tirada do Livro da Sabedoria (Sb 9,13-18), coloca a pergunta: “Acaso alguém teria conhecido o teu desígnio, sem que lhe desses Sabedoria e do alto lhe enviasses teu santo espírito? Só assim se tornaram retos os caminhos dos que estão na terra, e os homens aprenderam o que te agrada, e pela Sabedoria foram salvos”.
            No Salmo 89, continuamos a mesma súplica pela sabedoria que vem de Deus: “Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos! Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultemos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho”.
            A segunda leitura nos apresenta quase que a íntegra da Carta do Apóstolo São Paulo a Filêmon (Fm 9-17). Trata-se de um pequeno bilhete do grande missionário, que se encontrava na prisão, pedindo a seu amigo e colaborador Filêmon para que acolha de volta seu escravo Onésimo, que havia fugido: “Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais ele o fôr para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo”.
            No Evangelho (Lc 14,25-33), Jesus apresenta algumas condições para quem quer ser seu discípulo, entre elas o despojamento: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”.
            Que estas palavras de Deus iluminem nosso caminho de discipulado.

Uma semana abençoada para todos!

Padre Célio Calixto

Comentários