29º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C



            A oração é o principal tema das leituras neste domingo, começando pela famosa cena da intercessão de Moisés, no alto da colina (Ex 17,8-13): “Enquanto Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia; quando abaixava a mão, vencia Amalec. Pegando então uma pedra, colocaram-na debaixo dele para que se sentasse, e Aarão e Ur, um de cada lado sustentavam as mãos de Moisés”.           Como é importante para todos nós o apoio de nossos irmãos e amigos, para que possamos continuar com os olhos abertos, os pés no chão e o coração em Deus!
            O Salmo 120 expressa a grande confiança do orante no Senhor, seu Deus, o guarda de Israel, em permanente vigília sobre nós com sua sombra protetora: “Não vai ferir-te o sol durante o dia, nem a lua através de toda a noite. Deus te guarda na partida e na chegada. Ele te guarda desde agora e para sempre!”.
            A exortação de Paulo a Timóteo na segunda leitura (2Tm 3,14-4,2) é para que ele se mantenha fiel à verdade da palavra de Deus, anunciando-a em toda parte com destemor: “Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra. Proclama a palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina”.
            O ensinamento de Jesus no evangelho (Lc 18,1-8) é sobre a perseverança na oração. Ele conta a parábola de uma viúva, que pede a um juiz uma sentença favorável. Este, em princípio, não quer atendê-la, mas muda de ideia pela insistência da pedinte. Ao final, Jesus se pergunta: “E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”.
            Concluamos com a oração desta semana: “Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração”.

Uma semana abençoada para todos!

 Padre Célio

Comentários