30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

    

            A liturgia da palavra deste domingo começa com o livro conhecido como Sirácida ou Eclesiástico (Eclo 35,15-22), no qual o autor sagrado descreve a atitude do Senhor, que escuta a súplica dos oprimidos: “A prece do humilde atravessa as nuvens: enquanto não chegar não terá repouso; e não descansará até que o Altíssimo intervenha, faça justiça aos justos e execute o julgamento”.
            No Salmo 33, o servo de Deus convida a bendizer o Senhor continuamente, porque ele ouve a prece dos humildes e lhes concede participar de sua alegria: “Ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido”.
            Também São Paulo, em sua Segunda Carta a Timóteo (2Tm 4,6-18), reconhecendo seu fim próximo, perdoa seus opositores e reconhece ter sido liberto diversas vezes pela graça de Deus: “O Senhor esteve a meu lado e me deu forças; ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos”.
Resultado de imagem para fariseu e do publicano            No Evangelho (Lc 18,9-14), Jesus conta a parábola do fariseu e do publicano que sobem ao templo para orar, tendo como destinatários os que confiavam em sua própria justiça, desprezando os demais. A prece do primeiro não “chega até as nuvens”, porque ele só faz louvar a si mesmo. O outro, ao contrário, “ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’”.
Jesus conclui: “Este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.
            Que tenhamos sempre esta atitude humilde e confiante de reconhecer nossas limitações, reconhecendo de onde pode vir o auxílio necessário. Nossa missão, assim, poderá ser bem sucedida.


            Uma semana abençoada para todos!
            Padre Célio

Comentários