2º DOMINGO DO ADVENTO – ANO A

       

            “Povo de Sião, o Senhor vem para salvar as nações! E, na alegria do vosso coração, soará majestosa a sua voz” (Cf. Is 30,19.30)

            Depois desta bela antífona de entrada, o profeta Isaías (Is 11,1-10) anuncia o surgimento de alguém que é um predileto de Deus, sendo, por isso, ungido com o “Espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; no temor do Senhor encontra ele seu prazer”. Será um tempo de harmonia como nunca se viu até então: O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi; a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente”.
            Continuando a descrição desses tempos messiânicos, o Salmo 71 proclama: Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra! Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará”.
            Este parece ser também o desejo de São Paulo, quando escreve para os cristãos de Roma (Rm 15, 4-9): “O Deus que dá constância e conforto vos dê a graça da harmonia e concórdia, uns com os outros, como ensina Cristo Jesus. Assim, tendo como que um só coração e a uma só voz, glorificareis o Deus e Pai do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo vos acolheu, para a glória de Deus”.
            O Evangelho (Mt 3,1-12) apresenta a figura de João Batista, que prepara o caminho do Senhor pela via da penitência. Reconhecendo sua missão, que é transitória, ele exalta a grandeza daquele que virá, e cuja vinda é ardentemente esperada por todos: “Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de carregar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
            Concluamos pedindo, com a oração deste domingo: que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho


Uma semana abençoada para todos!
Pe. Célio

Comentários