Gaudete in Domino

             DOMINGO DO ADVENTO – ANO A

            “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto”(Fl 4,4.5).
            Esta antífona da entrada (em latim: “Gaudete”) do terceiro domingo do Advento dá a essa celebração um tom próprio de júbilo, que pode ser expresso também pelo uso facultativo da cor rósea nos paramentos. O tempo da espera pelo Senhor já está chegando ao fim! Estejamos atentos e preparemo-nos com ainda mais empenho para o encontro com o desejado das nações!
            A profecia de Isaías (Is 35,1-10) convida a exultar de alegria e louvores, pois o Senhor vem para salvar: “Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos. Os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto”.
            O autor do Salmo 145, experimentando a misericórdia do Senhor, convida os ouvintes a se juntarem a ele num hino de louvor e confiança: “É o Senhor quem liberta os cativos. O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído, o Senhor ama aquele que é justo, é o Senhor que protege o estrangeiro. Ele ampara a viúva e o órfão”.
            O apóstolo São Tiago (Tg 5,7-10) exorta os ouvintes a terem paciência e saberem esperar a realização dos desígnios de Deus, como uma planta que já foi semeada, mas não deve ser colhida antes do tempo propício, para que seu fruto não se perca: “Irmãos: Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera. Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima”.
            No evangelho (Mt 11,2-11), João Batista, encarcerado por anunciar a verdade, envia emissários para confirmarem aquilo que ele ouviu falar sobre as obras que Cristo está realizando: será ele realmente o Messias esperado? “Jesus respondeu-lhes: Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”.
            Jesus, sendo ele mesmo o cumprimento das escrituras, inaugura o tempo definitivo da realização, dando por concluído o tempo das promessas. João Batista teve um papel importantíssimo como precursor, mas sua missão terminou sem que ele experimentasse a plenitude da graça. Essa alegria pertence a nós!


Uma semana abençoada para todos!
Pe. Célio

Comentários