4º DOMINGO DO ADVENTO – ANO A

   

            Isaías, cumprindo sua missão profética (Is 7,10-14), vai ao encontro do rei Acaz, que se encontra ameaçado por seus inimigos. O profeta convida a confiar no Senhor Deus, mas o soberano não tem fé. O homem de Deus então profere o oráculo: “O próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel” ”.
            Como resposta a esta leitura, o Salmo 23, muito usado na liturgia de entrada no templo, apresenta uma espécie de diálogo entre os ministros e o povo: “ “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime” ”. O mais belo templo é o nosso próprio coração, criado por Deus e que somente ele pode plenificar, como lembra o refrão: “O rei da glória é o Senhor onipotente; abri as portas para que ele possa entrar!”.
            No início da Carta aos Romanos (Rm 1,1-7), o apóstolo Paulo saúda seus ouvintes/leitores lembrando que Deus nos chama a todos para seu serviço, prometendo-nos a glorificação final: “Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo”.
            São Mateus narra em seu evangelho a origem de Jesus Cristo (Mt 1,18-24), sob o ponto de vista de São José, esposo da Virgem Maria. Ela aparece grávida, pela ação do Espírito Santo, e ele quer deixá-la secretamente, pensando ser a coisa mais justa a se fazer. Em sonho, o anjo do Senhor lhe revela qual será sua importante missão: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.
            Cumpre-se desse modo a profecia da primeira leitura. Que também nós tenhamos a coragem e a generosidade de dar nosso “sim” a Deus, acolhendo em nossa vida seu plano de salvação.
            Podemos concluir rezando durante esta semana a oração depois da comunhão: “Ó Deus todo-poderoso, fazei que, ao aproximar-se a festa da salvação, nos preparemos com maior empenho para celebrar dignamente o mistério do vosso Filho. Que vive e reina para sempre. Amém”.


Uma semana abençoada para todos!
Pe. Célio

Comentários