2º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A



            Começando a segunda semana do Tempo Comum, a palavra de Deus na liturgia da missa vai apresentar o ministério e a vida pública de Jesus nas suas origens, bem como a exortação do Apóstolo aos fiéis de Corinto, também iniciantes na caminhada.
            Temos como primeira leitura o segundo canto do servo de YHWH (Is 49,3-6), no qual o profeta Isaías apresenta este misterioso personagem. Chamado por Deus antes mesmo de seu nascimento, é enviado para uma missão em favor de Israel e de todas as nações: O Senhor me disse: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.
            No salmo 39 o salmista, respondendo ao chamado do Senhor, coloca-se com confiança em suas mãos, pronto para servir: “Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. E então eu vos disse: “Eis que venho!” Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!” Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!”.
            No início de sua primeira Carta aos Coríntios (1Cor 1,1-3), são Paulo tem a consciência clara do chamado feito por Deus a ele próprio e também a todos os fiéis: “Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.
            O evangelho (Jo 1,29-34) apresenta a palavra de João Batista, que aponta para Jesus, aquele sobre quem o Espírito Santo desce e permanence: João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel. Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”.
            Tocados por este testemunho, possam também nossos lábios e nossa vida proclamar com alegria o louvor do Senhor.


Uma semana abençoada para todos!
Padre Célio

Comentários