​PALAVRA VIVA – 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A



“Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor; aquele que me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Esta antífona da comunhão apresenta o tema que perpassa todas as leituras deste domingo, desde a profecia com seu salmo, concretizados no evangelho, até o texto da epístola, indiretamente ligado aos demais.
O profeta Isaías (Is 8,23-9,3) anuncia para a outrora humilhada terra de Zabulon e Neftali o surgimento de uma grande luz, trazendo glória, alegria e felicidade para aquela região: O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. Pois o jugo que oprimia o povo, tu o abateste como na jornada de Madiã.
O Salmo 26 é um salmo de confiança, cujo refrão evoca com insistência o tema da luz: “O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida. O desejo mais profundo do salmista é também sua esperança: estar para sempre com o seu Senhor: “Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!.
São Paulo, em sua primeira Carta aos Coríntios (1Cor 1,10-17), insiste na importância da evangelização que ilumina os corações, fundamentada no Cristo indiviso: “Irmãos, eu vos exorto, pelo nome do Senhor nosso, Jesus Cristo, a que sejais todos concordes uns com os outros e não admitais divisões entre vós. Pelo contrário, sede bem unidos e concordes no pensar e no falar.
O evangelho retoma a primeira leitura ao observar que Jesus vivia nas periferias existenciais e ali ele começa a missão, justamente chamando cooperadores. Estes, respondendo prontamente, darão continuidade ao anúncio da conversão e da salvação: “Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.” Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.” Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram”.

Uma semana abençoada para todos

Comentários