6º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A

“Sede o rochedo que me abriga, a casa bem definida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3)

Dando continuidade a esta súplica da Antífona de Entrada, o Livro do Eclesiástico (Eclo 15,16-21) chama-nos à responsabilidade por nossas escolhas, confiando sempre na bondade divina: “Se confias em Deus, tu também viverás. Diante de ti, Ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. Diante do homem estão avida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir. A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê continuamente. Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem.
O Salmo 118, que louva o Senhor pela Lei revelada em sua Palavra, reconhece a graça de Deus e suas maravilhosas promessas. Quando crescemos na fidelidade aos mandamentos e preceitos, encontramos a verdadeira VIDA: “Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus! Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei!.
São Paulo fala aos Coríntios (1Cor 2,6-10) sobre a sabedoria que vem do alto, revelada pelo Espírito de Deus: “o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu”.
No texto do Evangelho (Mt 5,17-37), bastante longo, Jesus dá prosseguimento ao Sermão da Montanha, no qual demonstra ser ele mesmo, por sua palavra e exemplo, o único caminho para o Pai. Qual novo Moisés a promulgar sua Lei, ele exorta os discípulos a crescerem em generosidade nas relações de amizade, no matrimônio e também na fidelidade à verdade: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal.’ Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo. Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério.’ Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor.’ Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno.”
Uma semana abençoada para todos!
Pe. Célio 

Comentários