7º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A


Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).

Proclamando a bondade de Deus, com esta antífona da Entrada, queremos corresponder ao chamado à vida e à santidade que o Criador nos fez, por uma existência que glorifique o Seu nome e faça crescer a caridade nas relações interpessoais.
É esta a motivação da Leitura do Levítico (Lv 19,1-18), que apresenta diversas prescrições a serem observadas, porque correspondem ao que nós somos: ‘Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. Não procures vingança, nem guardes rancor dos teus compatriotas.
O Salmo 102, composição hínica que reflete sobre a misericórdia divina, é de uma beleza singular, elencando as prerrogativas de YHWH: O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.
Sábias palavra do Apóstolo São Paulo aos Coríntios (1Cor 3,16-23) nos ajudam a reconhecer e valorizar cada pessoa, que possui em si mesma uma potencialidade infinita“O santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário. Que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Tudo é vosso, mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.
O Evangelho (Mt 5,38-48), dando continuidade às antíteses do domingo passado (“Vós ouvistes ...  Eu, porém, vos digo”)Jesus revoga a chamada “Lei de talião” (‘olho por olho e dente por dente’), propondo o amor no lugar da vingança: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”.

Uma semana abençoada para todos!
Pe. Célio 

Comentários