​PALAVRA VIVA – 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A



A liturgia da palavra deste V Domingo do Tempo Comum abre-se com a exortação do profeta Isaías (Is 58,7-10), convidando a reconhecer as outras pessoas como irmãs, filhas do mesmo Pai celestial, exercer para com elas o mesmo carinho que o criador nos tem demonstrado“Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne. Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá.
O Salmo 111, na mesma perspectiva, felicita o justo temente a Deus, que reparte os bens com os necessitados, sendo para eles uma imagem sacramental do Senhor: “Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos. Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça.
São Paulo recorda aos Coríntios (1Cor 2,1-5) seu método de anunciar o mistério de Deus, sem se apoiar em artifícios ilusórios, mas confiando na forca própria da verdade: “Entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. Aliás, eu estive junto de vós, com fraqueza e receio, e muito tremor. Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito.
Continuando o Sermão da Montanha (Mt 5,13-16), Jesus quer que os discípulos cresçam na semelhança com o Pai celeste, para que a humanidade contemple neles uma certa presença divina: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Vós sois a luz do mundo. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.
Assim como Jesus falava a todo tempo sobre o Pai, não concentrando a atenção em si mesmo, mas convidando a participar do Reino de Deus, possamos ser iluminados pela sagrada escritura, de modo a não estar no centro das atenções, mas conduzindo as pessoas à experiência do que nos diz a antífona da comunhão: “Demos graças ao Senhor por sua bondade, por suas maravilhas em favor dos homens; deu de beber aos que tinham sede, alimentou os que tinham fome(Sl 106,8-9).

Uma semana abençoada para todos!
Padre Célio 

Comentários