1º DOMINGO DA QUARESMA – ANO A



“O Tempo da Quaresma visa preparar a celebração da Páscoa; a liturgia quaresmal, com efeito, dispõe para a celebração do mistério pascal tanto os catecúmenos, pelos diversos graus de iniciação cristã, como os fiéis, pela comemoração do batismo e da penitência” (Normas sobre o Ano Litúrgico, 27).
As leituras começam com a narração do pecado dos primeiros pais (Gn 2,7-9; 3,1-7), cujas consequências, propagadas de geração em geração, nós sentimos até hoje: A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para se alcançar conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu. Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira.
Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!” Assim começa o Salmo 50, o mais tipicamente quaresmal. Reconhecemos nossa queda e invocamos a misericórdia divina, confiando em sua justiça e salvação: Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!.
A leitura da Carta aos Romanos (Rm 5,12-19) apresenta como que duas partes, que são o reconhecimento da culpa e o anúncio do cancelamento da mesma: A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.
A tentação de Jesus é o tema do Evangelho (Mt 4,1-11: OEspírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.’”
Assim como ele foi vitorioso, nós igualmente temos condições de sê-lo, seja qual for a variante da tentação que nos alcançar! Que possamos nós também experimentar o carinho de Deus, mesmo no “vale de lágrimas”, dando passos rumo à conversão.

Uma semana abençoada para todos!
Pe. Célio 

Comentários