PALAVRA VIVA – 3º DOMINGO DA QUARESMA – ANO A



O Prefácio próprio deste domingo, conhecido como o da Samaritana, diz assim: “Ao pedir à Samaritana que lhe desse de beber, Jesus lhe dava o dom de crer. E, saciada sua sede de fé, lhe acrescentou o fogo do amor”.
A primeira leitura (Ex 17,3-7) narra a murmuração do povo sedento contra Moisés no deserto: O Senhor disse a Moisés: “Passa adiante do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel. Toma a tua vara com que feriste o rio Nilo e vai. Eu estarei lá, diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb.
A cada dia o Senhor nos desperta os ouvidos do coração com o convite do Salmo responsorial (Sl 94): Hoje não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.
Escrevendo aos cristãos de Roma (Rm 5,1-8), o apóstolo São Paulo proclama o dom da justificação, que recebemos pela fé na cruz salvadora de Cristo Jesus: “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. A prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores”.
O longo diálogo de Jesus com a mulher da Samaria é proclamado no Evangelho (Jo 4,5-42), especialmente importante na preparação dos catecúmenos, que na próxima solenidade pascal serão iniciados na fé: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna. Está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.
Que possamos sempre buscar esta água viva que vem do Senhor, saciando nossa sede mais profunda, ao contrário das outras (falsas) águas. Estas nos fazem sentir como piscinas rachadas, nunca cheias o suficiente.

Uma semana abençoada para todos!
Pe. Célio 

Comentários