PALAVRA VIVA – 5º DOMINGO DA QUARESMA – ANO A

Verdadeiro homem, Jesus chorou o amigo Lázaro. Deus vivo e eterno, ele o ressuscitou, tirando-o do túmulo. Compadecendo-se da humanidade, que jaz na morte do pecado, por seus sagrados mistérios ele nos eleva ao Reino da vida nova (Prefácio do V Domingo da Quaresma – Ano A).

Dando continuidade aos sinais que nos preparam para a Páscoa, depois da ÁGUA, doÓLEO e da LUZ, Jesus se mostra, pela ressurreição de Lázaro, a VIDA que nos é dada por sua vitória sobre a morte.
A Profecia de Ezequiel (Ez 37,12-14) anuncia o que o Senhor vai fazer em benefício de seu povo para comunicar-lhe uma vida nova: Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço — oráculo do Senhor.
A súplica do Salmo 129 expressa o abismo em que por vezes nos colocamos e a confiança infinita na redenção que o Senhor nos quer comunicar: Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.
Em sua Carta aos Romanos (Rm 8,8-11), São Paulo expõe a realidade da salvação, presente em nós pelo Espírito do Senhor, que nos é comunicado e que habita em nós, renovando-nos interiormente: Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós”.
O Evangelho da Ressurreição de Lázaro (Jo 11,1-45) apresenta o derradeiro sinal realizado por Jesus, que manifesta seu poder sobre a morte. A salvação será aberta definitivamente à humanidade pela glorificação do Cristo na cruz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais.

Uma semana abençoada para todos!
Pe. Célio 

Comentários