6O DOMINGO DA PÁSCOA – ANO A


“Anunciai com gritos de alegria, proclamai até os extremos da terra: o Senhor libertou seu povo, aleluia!” (cf. Is 48,20).


A antífona da entrada deste 6º domingo da Páscoa indica com clareza a universalidade da salvação trazida por Cristo Jesus, já antecipada, aliás, na profecia de Isaías: todas as nações são destinadas a se tornarem povo de Deus, família santa, raça escolhida por nosso Altíssimo e bom Senhor.
O Livro dos Atos dos Apóstolos (At 8,5-17) descreve a missão de Filipe na Samaria, que recebe com alegria a mensagem cristã. Esta será completada com a chegada de outros irmãos na fé: “Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram para lá Pedro e João. Chegando ali, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o Espírito Santo. Porque o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; apenas tinham recebido o batismo em nome do Senhor Jesus. Pedro e João impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo”
O Salmo Sl 65(66) convida as nações ao louvor, pois a salvação destina-se ao universo inteiro: Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!”.
Segunda Leitura (1Pd 3,15-18) prossegue com o ensinamento da Primeira Carta de São Pedro, que convida a transmitir aos demais a razão de nossa esperança: “Também Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito.
No Evangelho (Jo 14,15-21), Jesus conversa com os discípulos sobre a vinda do Defensor, o Espírito da Verdade, que possibilitará aos fiéis viverem a palavra, manifestando o amor a Deus e aos irmãos: Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.
Com o auxílio divino, possamos nós também viver e anunciar a cada dia esta boa notícia, em nossas cidades tão necessitadas de esperança.

Uma semana abençoada para todos!
Padre Célio 

Comentários