PALAVRA VIVA – 3O DOMINGO DA PÁSCOA – ANO A

Iniciando a terceira semana do Tempo da Páscoa, vamos experimentar a presença do Senhor Ressuscitado no contexto de uma refeição comunitária, como já o fizemos nos domingos anteriores, junto ao sepulcro vazio (1º domingo) e no encontro com os irmãos (2º domingo).
O Livro dos Atos dos Apóstolos (At 2,14-33) apresenta o primeiro discurso de Pedro, após receber o Espírito Santo, no dia de Pentecostes. O apóstolo testemunha à multidão que a ressurreição de Cristo é o cumprimento da profecia de Davi no Salmo 15: Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono. É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção.’ Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas. E agora, exaltado pela direita de Deus, Jesus recebeu o Espírito Santo que fora prometido pelo Pai, e o derramou, como estais vendo e ouvindo.
O mesmo Salmo 15 é proposto como nossa resposta à primeira leitura: Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo. Eis porque meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo. Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!.
A Primeira Carta de Pedro (1Pd 1,17-21) lembra que nossa fé em Deus Pai e nossa esperança em Cristo ressuscitado nos pedem uma mudança de vida: “Vivei então respeitando a Deus durante o tempo de vossa migração neste mundo. Sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por meio de coisas perecíveis, como a prata ou o ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito.
O conhecido Evangelho dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35) nos mostra os lugares do encontro com o Ressuscitado, que são a Palavra e a Eucaristia: “Começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus.
Que nós também possamos testemunhar tudo isso, exultando pela nossa renovação espiritual e esperando, confiantes, o dia da ressurreição(cf. oração do 3º Domingo da Páscoa).

Uma semana abençoada para todos!
       Padre Célio 

Comentários