PALAVRA VIVA – 4O DOMINGO DA PÁSCOA – ANO A

“Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.
Esta é a oração do 4º Domingo da Páscoa, chamado do Bom Pastor, em que se celebra a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações. Depois da experiência do encontro com o Ressuscitado nos domingos anteriores, respectivamente no sepulcro vazio, na comunidade e na ceia, queremos reconhecer Jesus Cristo naqueles que ele se digna colocar à frente da Igreja, seu povo.
Mais um trecho do discurso inaugural de Pedro é proclamado (At 2,14-41), anunciando a ressurreição de Cristo e o envio do Espírito Santo e exortando à conversão: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes. Convertei- -vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si.
O Salmo 22 é nossa resposta oracional à palavra, exaltando o Senhor, que cuida com carinho de suas ovelhas, dando a cada uma não o que merece mas o que precisa: O Senhor é o pastor que me conduz; para as águas repousantes me encaminha. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça;o meu cálice transborda. Felicidade e todo bem hão de seguir- -me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
Escutamos novamente a pregação de Pedro em sua Primeira Carta (1Pd 2,20-25). Permanecendo no rebanho de Cristo seremos salvos: Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. Por suas feridas fostes curados. Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas.
Um trecho do Capítulo joanino sobre o Bom Pastor (Jo 10,1-10) é proclamado, no qual Jesus se apresenta como uma porta aberta para a vida: Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Concluamos com o III Prefácio da Páscoa: Cristo continua a oferecer-se pela humanidade, e junto a Deus é nosso eterno intercessor. Imolado, já não morre; e morto, vive eternamente”. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Uma semana abençoada para todos!
       Padre Célio 

Comentários