PALAVRA VIVA – ASCENSÃO – ANO A

“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos, aleluia!” (cf. Mt 28,20)

A Antífona da Comunhão desta Solenidade nos lembra a promessa de Jesus, à qual ele permanece fiel, de estar sempre conosco, mesmo fisicamente ausente. Como dizia São Leão Magno, a nossa fé deve crescer – e não diminuir – com a Ascensão do Senhor, pois sua palavra é eficaz: ele deixou de estar presente em seu corpo, para estar presente em seu Espírito, como celebraremos também no próximo domingo.
A primeira leitura é a narrativa da Ascensão (At 1,1-11): “Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo”
O salmo 46 celebra o poder do qual Cristo participa: “Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores!”
A mesma realidade é afirmada na segunda leitura (Ef 1,17-23): “Ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal”.
No evangelho (Mt 28,16-20), merece destaque o mandato de Jesus: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discí- pulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”
Celebrar a Ascensão do Senhor é comprometer-se em anunciar o Evangelho, com todos os meios disponíveis. Que o Espírito Santo nos fortaleça em viver e transmitir a verdadeira fé, que o Prefácio assim resume: “Vencendo o pecado e a morte, Jesus, Rei da Glória, subiu ante os anjos maravilhados ao mais alto dos céus. E tornou-se o mediador entre Deus Pai e a humanidade redimida, juiz do mundo e Senhor do universo. Ele, nossa cabeça e princípio, subiu aos céus, não para afastar-se de nossa humildade, mas para dar-nos a certeza de que nos conduzirá à glória da imortalidade”
Peçamos a graça da fidelidade, com a oração deste dia: “Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

Uma semana abençoada para todos!
Padre Célio 

Comentários