Viva São José, o operário de Deus.


Hoje, 1° de maio, dia internacionalmente dedicado ao trabalhador, a igreja festeja são José operário, protetor e modelo de todos os trabalhadores.
Durante um tempo esta data foi marcada por conflitos e revoltas sociais, até que em 1955, atendendo ao apelo de 200 mil operários que gritavam na Praça São Pedro: "Viva Cristo trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa ", Pio XII cristianizou a data e lhes deu um intercessor:
" Neste dia 1° de maio, que o mundo do trabalho tomou como festa própria, nós, vigários de Cristo, queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres. Tomados neste sentido pelos operários cristãos,  o primeiro de maio, em vez de ser fomento de discórdias, de ódio e de violências, é e será um convite constante à sociedade moderna de completar o que ainda falta à paz social. Seja portanto o 1° de maio uma festa cristã, um dia de júbilo para o triunfo concreto e progressivo dos ideais cristãos da grande família do trabalho."
(Parte de discurso do Papa PioXII,  em 1° de maio de 1955).

Antes mesmo de São José ser declarado oficialmente como protetor dos trabalhadores, o Papa Leão XIII, em sua Encíclica "Quamquam Pluries", de 15 de agosto de 1899, já sinalizava o patrono universal da igreja como grande exemplo a ser seguido, principalmente pelos mais humildes:
" Os proletários então, os operários e todos os de humilde condição, devem, por um título que lhes é próprio, recorrer a São José e dele aprender o que tem a fazer. Pois ele, embora de régia estirpe, unido em matrimônio com a mais Santa e excelsa entre as mulheres, e pai adotivo do Filho de Deus, passou contudo a vida no trabalho e, com seu trabalho e arte obteve o necessário ao sustento dos seus."

"O trabalho não é uma penalidade, mas sim a colaboração do homem e da mulher com Deus no aperfeiçoamento da criação visível. "
(CIC 378)

Na Sagrada Escritura são José é descrito como um homem justo. Descendente da casa real de Davi, o exímio carpinteiro/artesão de Nazaré, dedicou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria. Vivendo do trabalho de suas mãos, com seu ofício, proveu sua família com dignidade e exemplo.

" Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. "
(Com 3, 23-24).

São José operário, rogai por nós!

Orações a São José Operário 
Para Pedir Emprego
Oh! meu querido Santo Trabalhador, que em vida fizestes a vontafe de Deus através do trabalho, abra as portas do comércio para que eu possa conseguir um emprego.
Dai-me forças e coragem para não desistir no primeiro 'não'.
Que eu tenha a disposição de Santa Tereza D'Ávila, a simplicidade de Maria de Nazaré,  a força de Santo Antônio.
Orienta os nossos governantes para a distribuição dos bens do nosso país.
Protege as nossas famílias para que não se deixem vencer pela seca, pelo medo, pela violência, pela falta de trabalho e dê  esperança no Domingo da Ressurreição.
Meu São José, padroeiro dos trabalhadores, não me deixe sem o pão de cada dia e sem perspectiva de um novo dia para minha família.
Prometo, com o dinheiro do meu futuro emprego, ajudar uma instituição de caridade a divulgar essa devoção.
Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Ave-Maria, Pai-nosso


Para Santificar O Trabalho

Ó glorioso São José, modelo de todos os que se consagram ao trabalho, alcançai-me a graça de trabalhar com o espírito de penitência, em expiação dos meus pecados; de trabalhar com consciência, pondo o cumprimento do meu dever acima fãs minhas inclinações naturais; de trabalhar com agradecimento e alegria, olhando como uma ho tão poder desenvolver por meio do trabalho os dons recebidos de Deus. Alcançai-me a graça de trabalhar com ordem, constância, intensidade e presença de Deus, sem jamais retroceder ante as dificuldades; de trabalhar, acima de tudo, com pureza de intenção é desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos meus olhos todas as almas e as contas que prestarem a Deus: a do tempo perdido, das habilidades inutilizadas, do bem omitido e das vaidades estéreis em meus trabalhos, tão contrárias à o bra de Deus.
Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação,  ó patriarca São José. 
Esse será meu lema na vida e na hora da morte. Amém.




Comentários